sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Reformando o banheiro

Bom dia!

Conforme prometido ontem, a partir de hoje vou mostrar como foi a reforma de cada cômodo, pra vocês verem o antes e o depois. Começaremos com o banheiro, a mais difícil e trabalhosa reforma que fizemos aqui em casa.

Nosso banheiro é bem pequeno e a janela tem saída para a lavanderia, o que, por si só, dificulta a luminosidade natural dentro dele. Mas quando compramos o apartamento, apesar de notarmos que o morador anterior havia colocado recentemente o piso, os azulejos da parede e trocado a louça, não gostamos nada do que vimos. A cor do banheiro era bege manchado; o forro era de pvc, com laje acima dele (nunca entendi o motivo); a porta abria pra dentro do banheiro, bem em frente à pia, o que fazia o espaço ficar ainda menor (tinha que entrar no banheiro, dar um passo pro lado em frente ao vaso sanitário, aí fechar a porta); a janela, apesar de grande, era de vidro fosco; e, o que eu achava pior, a pia era grudada em um granito bem alto: era o box, que além de ficar longe da janela para que o vapor saísse, ainda contava com uma portinha super estreita, que nem todo mundo passava por ela, de vidro fumê preto! Ainda tinha um detalhe, que até hoje eu não entendo: acho que com a intenção de clarear um pouco o banheiro, colocaram 6 tijolinhos de vidro na parede que dava para a lavanderia... mas aí colocaram o espelho na frente e ainda sobrava um pedacinho ridículo dos tijolinhos aparecendo, sem sentido nenhum!!


Detalhe aos tijolinhos de vidro que ficavam quase escondidos atrás do espelho.


Pia colada ao box de granito.
A porta do banheiro (à esquerda da foto) abria contra a porta do box.

Meu marido não achou tão ruim assim, mas eu, atentada do jeito que sou, detestei tudo e queria destruir o banheiro e fazer outro totalmente diferente. E foi o que aconteceu! Confira as fotos abaixo, que estão com uma qualidade baixa, pois foram tiradas a partir de um celular:






Não sou especialista em decoração, mas sei que em ambientes pequenos é bom usar cores claras, para dar amplitude ao lugar. Optamos por deixar tudo bem branquinho, do piso ao teto. Colocamos na parede um azulejo branco fosco, de tamanho grande e retangular, no sentido horizontal. No piso, porcelanato branco semi-brilho (suja muito, mas não fica liso quando molhado). Aproveitamos o armário do banheiro, trocando apenas a frente dos dois gavetões. Tivemos que colocar uma pequena sanca de gesso no forro, pois a parede era desnivelada e deixava o arremate dos azulejos lá do alto todo torto. Uma dica de economia: ao invés de quebrar os azulejos da parede, dá pra colar com um produto especial o azulejo novo em cima do velho. Faz menos bagunça e menos sujeira, além de produzir menos entulho e menos serviço do pedreiro.

Além de disso, trocamos tudo de lugar: onde era o box, colocamos a pia; onde era a pia, colocamos o vaso; e onde era o vaso, colocamos o box, pois fica no espaço da janela (janela esta que trocamos por blindex com vidro transparente e que diminuímos horizontalmente e aumentamos verticalmente, deixando mais comprida e estreita). A porta também mudou de lugar, saindo do meio da parede e indo pro canto esquerdo, além de ter sido trocada por uma de correr. Dá uma olhada na planta bem mal-feita...

Antes

Depois


Não queríamos colocar faixinha com desenho no banheiro. Nosso desejo era de colocar pastilhas de vidro por toda extensão do banheiro, ou apenas uma faixa bem larga atrás da pia ou vaso sanitário. Mas como era muito caro, pois a unidade da peça de pastilha de vidro (30cm X 30cm) custava em torno de R$ 25,00, utilizamos, então, porcelanato para piso com estampa de madeira: foi apenas uma caixa com 8 ou 9 unidades, e pagamos R$ 37,00. Deixamos o banheiro lindo com este detalhe, gastando bem pouco!

Vamos conferir como ficou?








Por hoje é isso!
Espero que tenham gostado do resultado da reforma do banheiro...

Beijos e bom carnaval a todos!


2 comentários: